sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Socialização






Chamamos de socialização ao processo pelo qual o indivíduo assimila os valores, as normas e as expectativas sociais de um grupo ou de uma sociedade. Esse processo, responsável pela transmissão da cultura, é contínuo e se inicia na família quando se realiza a chamada “socialização primária”. Depois é assumida pela escola, pelo grupo de referência e pelas diferentes formas de treinamento e ajuste a que o indivíduo se submete no decorrer de sua existência e que caracterizam a socialização secundária.
Guy Rocher reconhece na socialização aquele mecanismo da vida social pelo qual o indivíduo introjeta os valores sociais de maneira a se tornarem integrantes de sua personalidade. A socialização é responsável por desenvolver os membros de uma sociedade gostos, ideias e sentimentos correspondentes à cultura do grupo no qual esses indivíduos vão viver.
[...] Sabe-se, entretanto, que a capacidade de aprendizado está condicionada á maneira como o indivíduo participa da vida social e à posição que ele ocupa na sociedade.
De maneira geral, a socialização é estudada como elemento de conservação da sociedade, de resistência a mudanças e d tradição. São inúmeras as teorias que reforçam o papel da socialização na assimilação social dos indivíduos. Os sociólogos marxistas, entretanto, reconhecem na socialização a possibilidade de conscientização das classes dominadas, criando-se assim as condições necessárias à ação revolucionária.
Pedagogos como Paulo Freire também salientam o papel da educação – inclusive a formal – para a mudança e a libertação do indivíduo e das classes sociais.



Fonte:

COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia: introdução à ciência da sociedade – 3ª Ed – São Paulo: Moderna, 2005. p. 405-406.
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário